O pólen causa problemas respiratórios quando penetra nas vias nasais, provocando crises de asma e rinite alérgica, espirros em sucessão, coriza e congestão nasal. Algumas pessoas podem ter falta de ar e chiado no peito. Outro problema bastante comum é a conjuntivite alérgica, que provoca coceira e vermelhidão nos olhos.
Isso acontece no Brasil?
A alergia ao pólen é mais comum em regiões com as estações do ano bem definidas, como é o caso de países como Estados Unidos e Canadá, além de alguns da Europa. No Brasil, os maiores índices dessas alergias estão nos Estados da região Sul. Outro grupo de risco são os que já sofrem de rinite alérgica. De acordo com a Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia), 25% da população brasileira enfrenta esse problema.
Alergias da primavera não são, contudo, um problema exclusivo de regiões com intensa vegetação, já que os fortes ventos característicos da estação fazem com que as regiões urbanas também fiquem expostas ao pólen. Jardins e plantas ornamentais criadas em casa, além de árvores com floradas exuberantes, chamaram a atenção de especialistas brasileiros por também serem uma fonte dessas alergias, principalmente para os “pacientes com doença alérgica hereditária definida”.
Alívio permanente
A maneira de evitar permanentemente crises alérgicas é dar um “choque” no sistema imunológico com imunoterapia – sim, as vacinas contra alergia, que você toma em um período de vários meses ou anos, contêm doses cada vez maiores da substância à qual você é alérgico. Com o tempo, o seu sistema imunológico passa a tolerar o alérgeno.
Lavando o nariz
Para preparar a solução salina em casa, misture ½ colher (chá) de sal, ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio e 500 mL de água morna. Como colocar no nariz? Use um conta-gotas pediátrico ou um dispositivo de irrigação nasal, encontrado em lojas de produtos naturais ou farmácias, usado na medicina aiurvédica da Índia. Incline-se sobre uma pia e vire a cabeça de modo que a sua narina esquerda aponte para baixo. Delicadamente, lave a narina direita com 250 mL da solução, que escorrerá pela narina esquerda. Ao terminar, assoe delicadamente o nariz. Repita com a outra narina.
http://blog.selecoes.com.br/primavera-tempo-de-alergia/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=maissaude230914#
Nenhum comentário:
Postar um comentário